Por Rafael Cruz*, Nerd Rico Santa Catarina
03/01/2022 09h31 Atualizado há 3 meses
Se você já viu algum anúncio dizendo pra comprar listas de emails ou leu algo desse tipo em algum lugar…
Eu só tenho uma coisa a dizer… Foge que é cilada…
Ah, mas ainda tem aqueles que dizem: “Se todo mundo faz, eu também posso.”
Ou outros que dizem: “Olha o tanto de gente que tem nessa lista! Com certeza alguém vai se interessar pelo meu produto!”
Comprar lista de emails, apesar de ser uma estratégia fácil e que demanda pouco esforço, pode trazer sérios riscos a sua empresa, a seus resultados e sua imagem.
Comprar lista de emails pode ser considerada uma prática ilegal.
Além disso, os emails que estão em uma lista comprada geralmente são os piores possíveis.
Quando você compra uma lista de emails você nunca saberá de onde a pessoa que está vendendo tirou aqueles emails e nem se de fato eles são segmentados. Mesmo se for, comprar uma lista de emails não é uma prática recomendada.
Pessoas que tem seus emails nessas listas, recebem centenas de outros emails diariamente de outros empresas que também compraram a mesma lista.
Por isso, a chance do seu email ser marcado como SPAM é muito grande. E muitas dessas listas podem conter até mesmo emails que não existem.
“Os atalhos causam longos atrasos”. J.R.R. Tolkien
Há 99% de chance de a pessoa que recebeu seu email não te conhecer nem conhecer seu produto.
Além do mais, você vai estar enviando um email que a pessoa não autorizou você a enviar, afinal, ela não se inscreveu na sua lista.
Nesse momento a pessoa pode se questionar: “Hmm. Mas eu não me inscrevi pra receber esse tipo de conteúdo…”
Ao receber seu email a pessoa pode te bloquear e marcar seu email como SPAM.
Quando você compra uma lista de emails, a sua empresa não está de acordo com a LGPD.
Se você ainda não sabe o que é LGPD, clicando aqui, você poderá ver a Live que eu fiz com a Tatiana Roxo, especialista no assunto, sobre os impactos da LGPD nos negócios digitais.
Sendo assim, ao comprar uma lista de emails, você não possui o consentimento de nenhum dos inscritos para utilizar seus dados, correndo o risco de receber multas sérias e graves das fiscalização da LGPD, que será realizada pela Autoridade Nacional de Dados.
A taxa de abertura dos seus emails será horrível.
Se sua mensagem cai na pasta de SPAM ou é enviada para emails inválidos e inexistentes então a taxa de abertura será afetada.
Pode até ser que na primeira vez que enviar um email a uma lista comprada você obtenha uma taxa de abertura legal, pois a princípio o público vai querer saber que email é aquele, apenas por curiosidade mesmo.
E se o público não te conhece é muito provável que em outras ocasiões o seu email será ignorado ou até mesmo apagado.
A taxa de cliques do seu email será afetada.
Como eu falei no terceiro motivo, pode até ser que seu público abra seu o email e alguns cliquem no link por curiosidade, mas raramente, quase nunca você terá vendas ou resultados.
Se o seu público não te conhece é provável que vá ignorar seus próximos emails ou movê-los pra caixa de SPAM.
Se o seu público não te conhece vai ser mais difícil vender e construir relacionamento com uma lista comprada.
Logo, a taxa de cliques será reduzida.
Comprar lista de emails prejudica a sua imagem e a da sua empresa.
Não são somente as métricas e resultados de vendas que importam no email marketing.
A sua imagem e a visão que as pessoas têm de você e da sua empresa são muito importantes, pois é isto que mantém a confiança e credibilidade entre você e o seu lead.
E se você tem um negócio online e está querendo se posicionar como uma autoridade no seu nicho, comprar uma lista de emails pode afetar seriamente a imagem do seu negócio.
O conteúdo do email que você envia para uma lista comprada não será assertivo para os inscritos.
Por mais que a pessoa compre uma lista de email para determinado nicho, você não saberá qual conteúdo e subnichos mais interessam aquela lista.
O cara até pode comprar uma lista com inscritos para o nicho de copywriting por exemplo, mas com certeza uma grande parte desse público se interessará por gatilhos mentais e outra parte por storytelling.
Dentro de certos nichos existem diversos sub nichos diferentes.
Sendo assim, o conteúdo entregue não será o que os inscritos precisam
Desperdício de tempo e dinheiro!
Em resumo de todos os motivos que eu apresentei a você para não comprar uma lista de emails, a conclusão que eu tenho é que comprar uma lista de emails é perda de tempo e dinheiro.
Se você chegou até aqui, eu espero que você também tenha concluído isso.
Imagine quanto tempo você irá gastar em pesquisa de conteúdos, escrita, criação de layouts entre outras coisas, para no fim das contas não ter o resultado esperado…
É frustrante.
Não compre lista de emails de forma alguma!
Comprar lista de emails não é uma estratégia recomendada.
Porém, criar uma lista de emails do zero pode ser a melhor opção para seu negócio, você não precisa necessariamente de uma lista gigante ou uma lista com muitos emails.
Só pra citar alguns exemplos de resultados que já obtive com listas de emails criadas com o método certo:
Para aprender a criar Listas de Emails Lucrativas, que gera vendas todos os dias, gastando pouco dinheiro, você precisa conhecer o Nitro Lista.
Papo reto! A proposta do curso Nitro Lista Prime é te ajudar a criar listas do zero e transformar listas pequenas em listas altamente lucrativas.
Para saber mais sobre o programa e se candidatar a uma vaga, você precisa passar por uma entrevista online. Nela você vai conhecer todos os detalhes sobre o programa Nitro Lista Prime e aguardar que eu ou a minha equipe entre em contato para explicar as condições de acesso pra você.
Começe a entrevista agora por aqui:
Um forte abraço,
Que a Força Nerd Esteja com Você.